Nova placa do Mercosul passará a ser obrigatória para veículos novos a partir de 31 de janeiro

A partir do próximo dia 31 de janeiro, data limite estabelecida na resolução 780/2019, a implementação da nova placa do Mercosul passará a ser obrigatória para veículos que se encaixem nas seguintes situações:

Veículos novos:

Veículos em circulação:

  • Troca de município e/ou estado;
  • Se as placas forem furtadas;
  • Se as placas forem danificadas.

O veículos que devem adotar

Os veículos que necessitarão da nova placa são os novos, ou seja, comprados a partir de primeiro de fevereiro de 2020, como também quando há uma mudança da categoria do veículo, furto, extravio pelo roubo ou dano, terão a necessidade de substituição da placa.

Para os veículos que tem a necessidade de instalação de reboques, carretas e quaisquer objetos que se assemelhem a estes, será necessário a substituição/implementação da nova placa.

Já aqueles veículos que possuem a tradicional placa de quatro números e três letras, ou até mesmo já a placa nova padrão Mercosul, porém o modelo antigo, poderão manter em seu veículo até que alguma hipótese elencada acima ocorra.

Vale ressaltar que a resolução 780/2018 não determina nada em relação à transferência de carros usados (que possuam as placas antigas) em caso de compra e venda.

Entretanto, apesar da aludida resolução não trazer essa previsão em seu bojo, devemos nos atentar para o que disciplina a resolução 729/2018, que tem previsão para substituição da antiga placa por todos os veículos até a data limite de 31 de dezembro de 2023.

Alterações nas placas

As placas já sofreram alteração na sua aparência, sendo retiradas da mesma a identificação da cidade e do estado, também não haverá mais o lacre, nem as ondas sinuosas que cortavam os caracteres constantes nas placas, foi retirado também o acabamento luminoso na palavra Mercosul que estampava os caracteres.

Aproximadamente pouco mais de dois milhões de veículos já possuem o novo modelo da placa, vale ressaltar que quem possuí o modelo da placa Mercosul antiga não terá a necessidade para trocar pelo novo modelo.

Com o seu anúncio no ano de 2014 e previsão de vigorar no território brasileiro no ano de 2016, a nova placa só passou a ser utilizada no Brasil a partir de 2018.

Então motorista, fique atento, e se lembre que caso tenha adquirido um veículo a partir de 1° de fevereiro de 2020, será obrigatório a utilização da nova placa, valendo a adequação para as hipóteses elencadas acima.

Outrossim, caso você não se enquadre nas hipóteses acima, observe a data limite de 31 de dezembro de 2023.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui